O Quebra-Nozes, é um dos três ballets compostos pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. Foi estreado em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinski, em São Petersburgo, a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos (BR) ou O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos (PT). Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalícia.
Saiba maisO “Lago dos Cisnes” é uma das peças mais marcantes do ballet clássico mundial. O Teatro Bolshoi, de Moscou, estreou o espetáculo em 1877, com a coreografia elaborada por Julius Reisinger a partir de uma composição encomendada a Tchaikovsky — autor de outras obras de impacto na história do ballet, como o “O Quebra Nozes” (1892). Uma das razões de tamanho sucesso é a capacidade da montagem em articular a fantástica melodia elaborada por Tchaikovsky com dança e interpretação dos bailarinos em um nível de excelência excepcional.
Saiba maisA Bela Adormecida é um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski, o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no contos de fadas do escritor francês Charles Perrault. Sua estreia ocorreu no Teatro Mariinski em São Petersburgo no dia 5 de Janeiro de 1890. Tchaikovski a escreveu no período do ano de 1888 a 1889.
Saiba MaisA abertura-fantasia "Hamlet", op. 67 de Tchaikovski, composta em 1888, foi inspirada na peça de Shakespeare. Ao contrário de suas outras obras baseadas em Shakespeare, não retrata eventos específicos ou personagens principais. Foca na atmosfera de Elsinore, com um tema de amor e uma melodia melancólica associada a Ofélia. A estrutura é única, sem ênfase clara em desenvolvimento, o que a diferencia dentro do repertório do compositor.
Saiba Mais